09/09/2013 - 22h59 - Atualizado em 09/09/2013 - 22h59

Um sonho em 5 continentes

Projeto 5 Continentes, uma viagem de descobertas pelos confins da terra

Jornalista Responsável: Geraldo Tite Simões

Depois de ler o artigo sobre um colombiano que havia deixado família, trabalho e carreira, montado numa pequena motocicleta e partido para uma volta ao mundo, o então adolescente Raphael Karan começou a alimentar um sonho: conhecer o mundo. Já adulto, após ser demitido da função de administrador, Raphael decidiu dar o primeiro passo e se lançou em uma viagem de moto pela Europa. Tomou gosto pelo asfalto e pela sensação de liberdade e partiu para o objetivo de conhecer os cinco continentes.

Batizada de Projeto 5 Continentes, Uma Viagem de Descobertas Pelos Confins da Terra, essa jornada foi lançada agora em forma de livro, com o mesmo título, com 336 páginas, (Editora RV - Richard Veiga) e a narrativa ricamente ilustrada com 120 fotos não se limita a uma viagem de moto, nem a roteiros turísticos mas sim nas experiências vividas durante oito anos com aborígenes australianos, hospitaleiros iranianos, místicos sadhus indianos e despossuídos africanos subsaarianos.

Usando uma linguagem simples e divertida, como é a própria personalidade do palestrante e consultor de vendas, Raphael Karan, ele nos envolve em sua longa viagem de descobrimento. Além de revelar detalhes como as dificuldades enfrentadas nas burocráticas fronteiras, ou a forma como desmontava, embalava e montava de novo suas motos a cada embarque.

"Uma das minhas preocupações neste livro foi propor uma reflexão também sobre os aspectos sociais de cada uma das civilizações por onde passei, sem deixar de mencionar as causas e os efeitos das muitas intervenções estrangeiras a esses povos", explica Raphael, que rodou mais de 160.000 quilômetros pelo Oriente Médio, Ásia, África, América do Sul, Central e do Norte, Europa e Oceania.

Capaz de agradar tanto aos motociclistas quanto aqueles que nunca chegaram perto de uma moto, o livro Projeto 5 Continentes tem tudo para prender o leitor desde o primeiro parágrafo. Com prefácio do piloto de rali André Azevedo e edição de texto do jornalista especializado Geraldo Tite Simões, o livro estará disponível nas livrarias à partir de outubro logo após o grande lançamento no Salão Duas Rodas, ou pelo site www.raphaelkaran.com.br.

entretenimento,18 Fev