02/12/2014 - 10h07 - Atualizado em 02/12/2014 - 10h08

Factory Aprilia Gresini roda com nova V4

O teste representou a segunda sessão de testes da Aprilia

Fonte: Assessoria MotoGP

A Factory Aprilia Gresini continuou os preparativos de pré-temporada para 2015 esta semana em Jerez, com Álvaro Bautista e Marco Melandri que rodaram com a nova V4 com motor de válvula pneumática. O teste terminou na quinta-feira.

Marco Melandri, Factory Aprilia Gresini, Jerez Test

O teste representou a segunda sessão de testes da Aprilia, com o primeiro ensaio a ter tido lugar no teste pós-GP de Valência. Desta vez, o tempo afetou o programa de trabalho, em particular no último dia, com a chuva a marcar presença de forma intermitente, o que fez com que a pista estivesse sempre molhada.

“Apesar do mau tempo, recolhemos muitos dados – a maior, parte positivos,” explicou Romano Albesiano, da Aprilia. “Esta foi à primeira oportunidade para fazermos um uso prolongado do motor de válvula pneumática, o que se revelou muito promissor em termos de potência máxima e maneabilidade. Apesar disto, ainda há muito trabalho a fazer em termos de mapeamento. O Álvaro continua a adaptar-se à Aprilia de forma positiva, mas como é sempre o caso, ainda há espaço para melhorar. Quanto ao Marco, continua conhecendo os pneus Bridgestone – algo de complexo ao longo destes dias e uma coisa em que vai ter de continuar sendo trabalhado quando chegarmos a Sepang.”

Pela primeira vez os pilotos tiveram a oportunidade de conhecer o novo motor V4, dotado de tecnologia de válvula pneumática. O bloco é mais potente que o anterior e foi estreado na quarta-feira, já que no primeiro dia do teste a Aprilia concentrou-se na eletrônico e afinações. Bautista completou 131 voltas ao longo dos três dias, com um melhor tempo de 1m40,6s. Melandri fez 123 voltas com uma marca de 1m41,5s.

Alvaro Bautista, Factory Aprilia Gresini, Jerez Test

“Podemos ficar satisfeitos com a forma como correu, mesmo com as condições climáticas afetando os nossos progressos,” relatou Bautista. “Continuei a usar a moto com a mesma configuração do teste de Valência. Concentramo-nos no chassis, procurando algumas soluções de que gostei e que nos permitiram conhecer mais a moto. Consegui usar o novo motor de válvula pneumática a partir do segundo dia; a potência é fantástica, mas ainda há trabalho a fazer. Demos algumas voltas no molhado hoje (quinta-feira), mas ainda temos de aprender mais sobre como o motor funciona nessas condições. Agora vai começar o intervalo de Inverno, por isso vamos desligar um pouco do trabalho para nos recuperar da longa temporada e depois voltar aos treinos para estarmos prontos. Entretanto, vou mesmo à fábrica da Aprilia para ver de perto o grande trabalho que os técnicos estão levando a sério na moto.”

Os pilotos Aprilia voltam ao trabalho na Malásia, a 4 de Fevereiro.

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.

West Coast - 306x100

Classificação,

    PILOTO PONTUAÇÃO
    1 Marc Marquez 129
    2 Maverick Viñales 124
    3 Andrea Dovizioso 123
    VEJA TABELA COMPLETA

esportes,13 Nov