20/03/2017 - 09h42 - Atualizado em 21/03/2017 - 11h31

Abertura do Mineiro de Motocross agitou o final de semana

Evento ocorreu entre os dias 18 e 19 de março em Jeceaba

Fonte: Cassios Racing / Fotos: Jefferson Coelhinho

Começou o Campeonato Mineiro de Motocross e as disputas na Praça de Eventos de Jeceaba movimentaram o final de semana na cidade.

SÁBADO 18/03

O primeiro dia de provas da abertura do Campeonato Mineiro de Motocross de 2017 em Jeceaba, localizada a 120 Km Belo Horizonte, teve seis corridas bastante disputadas, como a Júnior que recebe pilotos até 20 anos.

Júnior
A MX Júnior foi intensamente disputada e contagiou o público em Jeceaba. Após a largada, o paulista Gustavo Pessoa passou em primeiro no pórtico, mas logo foi superado por Leonardo Souza, o melhor dos treinos classificatórios e que havia feito uma boa saída do gate.

Souza liderava, enquanto Pessoa não deixava que o adversário abrisse distância. Numa tocada forte, ambos abriram boa vantagem em relação aos demais. Contudo, novas disputas ocorriam no pelotão intermediário pela terceira e quarta colocações.

Na parte final da prova, o tráfego intenso de retardatários contribuiu para que Pessoa retomasse a liderança da corrida a três voltas do fim e terminasse com a vitória em Jeceaba. Tallys Brito finalizou em terceiro, seguido por Thiago Oliveira. Também intensa, a disputa pela quarta colocação foi travada por Juninho Tayt-Sohn e Lucas Frazão. Juninho levou a melhor sobre o rival, que acabou na quinta posição da Júnior.

Gustavo Pessoa ganhou a MX Júnior

Intermediária
O mineiro Túlio Pedrosa e o paulista João de Camargo travaram grande duelo pela ponta da corrida, a primeira do dia. Túlio passou o rival na metade da competição e abriu vantagem na liderança. Apesar do tráfego intenso no final da prova, Pedrosa manteve distância e finalizou a corrida nove segundos à frente do adversário. Na disputa pela terceira colocação, Rodinaldo Mateus superou Romeu Borges, enquanto César Boaventura fechou o pódio da categoria em quinto lugar.

MX4
Os mineiros Hudson Olegário e Marcus Elisiário também fizeram uma boa disputa pela vitória na categoria MX4. Elisiário largou melhor, mas foi perseguido de perto por Olegário. Na segunda metade da corrida, Olegário superou o oponente e faturou a primeira prova da categoria no Mineiro. Elisiário terminou na segunda colocação, seguido por Walter Tardin e Dário Júnior. Vinícius Rachid fechou o pódio da categoria voltada para pilotos acima de 40 anos.

MXF
Na MXF, a capixaba Marcely Cazadini levou a melhor sobre a mineira Larissa Daló. Numa grande prova, Daló perseguiu a adversária boa parte da etapa. Após demorar a se livrar de uma retardatária, Marcely conseguiu se distanciar de Daló. Em seguida, Larissa perdeu muito tempo ao se embolar com uma retardatária, deixando o caminho livre para a capixaba vencer a corrida.

Marcely Cazadini venceu na categoria MXF

MX5
Uma das novidades de hoje foi a categoria MX5, voltada para pilotos acima de 50 anos de idade. A sua estreia no Mineiro de Motocross teve a vitória de Dário Júnior, da cidade de Formiga. Jonatas Caixeta completou a prova na segunda colocação, após travar duelo com Fabio Aleixo, que terminou em terceiro.

Aleixo, que tentou pressionar o líder durante boa parte da corrida, passou a ser seguido de perto por Caixeta. Aleixo perdeu a vice-liderança da corrida nas voltas finais. Caixeta também apertou o ritmo, mas não conseguiu superar Dário Júnior. Fred Ricardo foi o quarto colocado e André Benatti fechou o pódio da MX5 no quinto lugar.

Nacional
Na categoria Nacional, com motos de fabricação brasileira, o piloto Venâncio Sanseverino foi o vencedor. Sanseverino brigou pela liderança com Diego Oliveira. O pernambucano Higor França, que perseguia os ponteiros, sofreu uma queda e caiu para quinto. Lucas Teixeira assumiu a terceira colocação, seguido de perto por João Xavier. Logo depois, Higor França superou os dois oponentes e reassumiu o terceiro lugar, mas não conseguiu disputar a vitória. Teixeira e Xavier fecharam o pódio da categoria.

50cc
Após um incidente envolvendo quatro pilotos da categoria mais jovem do gate, o goianiense Lucas Pereira assumiu a ponta da prova. Bernardo Tibúrcio e Felipe Menezes duelavam pela segunda colocação. Os meninos conseguiram reduzir a diferença em relação ao ponteiro. A terceira colocação ficou com Renato Cobucci, Matheus Lima foi o quarto e Gustavo Torres o quinto.

Felipe Menezes, vencedor na 50cc

MX JÚNIOR
1 #891 GUSTAVO PESSOA
2 #9 LEONARDO SOUZA
3 #183 TALLYS NATHAN BRITO
4 #416 JUNINHO TAYT-SOHN
5 #815 LUCAS FRAZÃO

INTERMEDIÁRIA
1 #105 TÚLIO PEDROSA
2 #614 JOÃO DE CAMARGO
3 #221 RODINALDO MATEUS
4 #29 ROMEU BORGES
5 #23 CESAR BOAVENTURA

MXF
1 #222 MARCELY CAZADINI
2 #22 LARISSA DALLÓ
3 #2 LAYS CAZADINI
4 #325 ANA LUÍZA VIEIRA
5 #1 SAMANTHA BUENO

MX4
1 #175 HUDSON OLEGÁRIO
2 #60 MARCUS ELISIÁRIO
3 #25 WALTER TARDIN
4 #15 DARIO JUNIOR
5 #37 VINICIUS RACHID

MX5
1 #15 DARIO JUNIOR
2 #55 JONATAS RODRIGUES
3 #51 FABIO ALEIXO
4 #44 FRED RICARDO
5 #53 ANDRE BENATTI

NACIONAL
1 #222 VENANCIO SANSEVERINO
2 #33 DIEGO OLIVEIRA
3 #798 HIGOR FRANÇA
4 #2 LUCAS TEIXEIRA
5 #99 JOAO XAVIER

50cc
1 #160 FELIPE MENEZES
2 #3 BERNARDO TIBURCIO
3 #50 RENATO COBUCCI
4 #515 MATHEUS LIMA
5 #712 GUSTAVO TORRES

DOMINGO 19/03

Neste domingo (19), mais sete provas complementaram as 14 corridas do Campeonato Mineiro de Motocross em Jeceaba, cidade localizada a 120 km de Belo Horizonte. Dudu Lima venceu a bateria da MX1 e Thales Vilardi venceu na MX2. Ao todo mais de 350 pilotos, de mais de dez estados brasileiros, competiram na etapa de abertura da temporada 2017.

Nem a chuva forte que caiu durante o final da noite e toda a madrugada, que enlameou e deixou o circuito construído no Parque de Exposições da cidade difícil de guiar na parte da manhã, impediu a realização das corridas.

MX1
Os irmãos Dudu e Marcello “Ratinho” Lima dominaram a bateria principal deste domingo. Mais rápido nos treinos classificatórios, Lima não conseguiu largar bem e caiu para o terceiro lugar. Leo Souza assumiu a ponta da prova, seguido por Ratinho. Thales Vilardi acompanhou o grupo no quarto lugar.

Dudu Lima se recuperou logo no começo da corrida. Tomou o segundo lugar do irmão e, voltas depois, ultrapassou Souza. Marcello Lima também passou a brigar pela segunda colocação e colocou Leo Souza na terceira posição. Quarto colocado durante a bateria, Thales Vilardi não completou a prova. O venezuelano Humberto Martin ficou com a posição. Heber Tomaz fechou o pódio da categoria.

Homenagem
Mostrando união, os pilotos desta categoria homenagearam o mineiro Jorge Balbi Jr, que se recupera de um acidente sofrido na final da temporada 2016 do Arena Cross, em Campinas. Ao se posicionarem no gate de largada, todos eles, assim como a família do piloto entraram com um colete com os dizeres: “Força campeão, estamos com você!”.

Eduardo Lima foi o grande vencedor da categoria MX1

Resultado MX1
1 #2 DUDU LIMA
2 #5 MARCELLO LIMA
3 #9 LEONARDO SOUZA
4 #101 HUMBERTO MARTIN
5 #80 HEBER TOMAZ DA SILVA

MX2
De ponta a ponta e com tranquilidade, o paulista Thales Vilardi faturou a prova da categoria MX2. Após a largada, Vilardi foi seguido por Leo Souza, Fabio “Moranguinho” Santos, Gustavo Pessoa e Frederico Spagnol. Enquanto Vilardi liderava, seus rivais continuaram a persegui-lo, mas foram se envolvendo em incidentes.

Na terceira volta, Moranguinho foi ao chão e perdeu três posições. Ao tentar perseguir os rivais errou novamente. Gustavo Pessoa, que vinha em ritmo forte, tomou a segunda colocação de Leo Souza. Pessoa cresceu na corrida e iniciou uma caçada a Vilardi, mas, na tentativa de aproximação, caiu e perdeu a vice-liderança da prova para Leo Souza.

Com vantagem em relação aos rivais, o vencedor da categoria Júnior manteve-se na terceira colocação. Moranguinho conseguiu se recuperar e finalizar a etapa na quarta posição. Matheus Klysman fechou o pódio da MX2 em Jeceaba.

Resultados MX2
1 #27 THALES VILARDI
2 #9 LEONARDO SOUZA
3 #891 GUSTAVO PESSOA
4 #4 FABIO SANTOS
5 #203 MATHEUS KLYSMAN

MX3
Na MX3, o fluminense Daniel Pessanha venceu com folga a prova da categoria voltada para pilotos com mais de 35 anos. Pessanha assumiu a ponta logo no começo, seguido pelo conterrâneo Walter Tardin. Porém, Vinicius Machado assumiu a vice-liderança, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do líder.

Wolney Ferreira terminou a corrida na terceira colocação, seguido por João Paulo de Camargo em quarto lugar. Diogo Guedes terminou em quinto lugar e fechou o pódio, separado por milésimos à frente de Tardin, que perdeu ritmo no decorrer da prova.

Daniel Pessanha brilhou na MX3

Resultados MX3
1 #35 DANIEL PESSANHA
2 #23 VINICIUS MACHADO
3 #3 WOLNEY FERREIRA
4 #114 JOÃO PAULO DE CAMARGO
5 #41 DIOGO GUEDES

Nacional Pró
Gustavo Amaral foi o vencedor da categoria de motos produzidas no Brasil, com 230 cc. Após abrir boa vantagem no começo e manter a ponta da corrida, Amaral sofreu pressão na última volta de Tallys Nathan, mas passou no arco de chegada na primeira colocação. Nathan foi o segundo, seguido por José Ronaldo Dutra e Maicon Rosa. O sul-mato-grossensse Vinicius Muniz fechou o pódio da categoria.

Resultados Nacional Pró
1 #111 GUSTAVO AMARAL
2 #183 TALLYS NATHAN
3 #41 JOSÉ RONALDO DUTRA
4 #411 MAICON ROSA
5 #97 VINICIUS MUNIZ

85cc
Na 85cc, categoria para jovens até 16 anos, o vencedor foi o piloto Jairo Carlos da Silva Junior. Rafael Ribeiro fez boa largada e liderou boa parte da etapa seguido por Jairo, mas perdeu a ponta para o rival a duas voltas do fim. Joaquim Neto, que também cresceu durante a corrida, terminou na terceira colocação, seguido por João Pedro de Freitas e Marcus Lera.

Resultados 85cc
1 #47 JAIRO CARLOS DA SILVA JUNIOR
2 #99 RAFAEL RIBEIRO
3 #11 JOAQUIM NETO
4 #221 JOÃO PEDRO DE FREITAS
5 #92 MARCUS LERA

65cc
Uma dobradinha gaúcha marcou a bateria da 65cc na primeira etapa do Campeonato Mineiro de Motocross em Jeceaba. Guilherme Bresolin foi o vencedor da prova, seguido por Garmichael Rodrigues Giehl, que teve um grande desempenho e recebeu o Troféu Balbi Hard Charger, pelo maior número de ultrapassagens dentre as sete corridas do domingo. A terceira colocação ficou com Felippe Vieira, seguido por Gustavo Rodrigues e Murilo Martinez.

Resultados 65cc
1 #109 GUILHERME BRESOLIN
2 #4 GARMICHEL RODRIGUES GIEHL
3 #333 FELIPPE VIEIRA
4 #55 GUSTAVO RODRIGUES DE OLIVEIRA
5 #237 MURILO MARTINEZ

Quem levou a 65cc foi o gaúcho Guilherme Bresolin

Amador
Com 40 pilotos inscritos, apenas 30 puderam competir na bateria da categoria Amador neste domingo em Jeceaba. Juninho Vieira, que além de piloto é vereador no município, fez o holeshot. Empurrado pelo apoio da torcida, sofreu pressão de Augusto Rodrigues, que assumiu a ponta antes da metade da prova e abriu vantagem na ponta.

Nas últimas curvas, Juninho sofreu uma queda, mas não perdeu a posição.João Paulo Xavier terminou na terceira colocação, Douglas Resende foi o quarto colocado e Paulo Henrique Generoso fechou o pódio da categoria.

Resultados Amador
1 #197 AUGUSTO RODRIGUES
2 #23 JUNINHO VIEIRA
3 #99 JOÃO PAULO XAVIER
4 #147 DOUGLAS RESENDE
5 #188 PAULO HENRIQUE GENEROSO

Próxima etapa
Após a festa em Jeceaba, o Campeonato Mineiro de Motocross seguirá para a cidade de Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As provas da 2ª etapa ocorrerão nos dias 15 e 16 de abril, a partir das 8h, na pista do Córrego do Bação.

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.

West Coast - 306x100

Classificação,

    PILOTO PONTUAÇÃO
    1 Antonio Cairoli 478
    2 Clement Desalle 387
    3 Gautier Paulin 383
    VEJA TABELA COMPLETA

esportes,21 Nov