14/09/2015 - 10h11 - Atualizado em 14/09/2015 - 10h12

Ricardo Martins é campeão do Brasileiro de Rally Baja 2015 categoria Production Aberta

O catarinense também lidera a competição nacional na classificação geral

Fonte: Yamaha Grupo Geração

Catarinense venceu Rally Serra Azul, realizado neste fim de semana, e faturou o título com três rodadas de antecedência

Ricardo Martins - Crédito: Luciano Santos / D Fotos

Ricardo Martins, da Yamaha Grupo Geração, venceu a quinta rodada do Brasileiro de Rally Baja 2015 neste fim de semana, 12 e 13, e garantiu o título inédito das motos na categoria Production Aberta com três rodadas de antecedência. O catarinense também lidera a competição nacional na classificação geral (sem considerar a divisão de categorias) com 27 pontos a mais que o segundo colocado.

"Deu tudo certo. Ganhamos na Geral, consequentemente ganhamos na categoria, e abrimos uma vantagem tão grande (120 pontos) que já podemos comemorar o título. Matematicamente não serei mais alcançado na categoria Production Aberta. Fico muito feliz com o trabalho realizado até aqui, mas ainda quero buscar o título na Geral", comenta Martins.

O Rally Serra Azul 2015, disputado em Itupeva, São Paulo, teve mais de 400 Km de disputas em dois dias bem distintos. No sábado, a chuva enlameou as trilhas. E no domingo, o sol e o calor exigiram dos atletas. Martins foi o melhor das motos no sábado e o segundo melhor no domingo, garantindo o lugar mais alto do pódio na soma dos resultados. 

"Foi tanta lama no sábado que parecia enduro, mas foi bem legal, bem divertido. Já hoje (domingo) estava bastante quente. A moto (Yamaha YZ 450F) se comportou muito bem nas duas condições. Saio extremamente satisfeito deste fim de semana", complementa.

Ricardo Martins - Crédito: Luciano Santos / D Fotos

Próximo desafio

A sexta rodada do Brasileiro de Rally Baja acontece em Santa Catarina (Rally Rota SC) nos dias 2, 3 e 4 de outubro. A cidade-sede do evento é Araquari, no Norte do estado.

:: Para entender melhor ::

Classificação Geral? Categoria?

Os campeonatos de rally têm diversas categorias (Super Production, Production Aberta, Marathon, Over40, Quadriclos, entre outras). Cada categoria tem sua característica, que pode ser idade, cilindrada de moto/quadri, nível técnico, etc. Porém, além da disputa dentro de cada categoria, os pilotos competem para ver quem é o melhor "na Geral", ou seja, entre todos os competidores, independente da categoria na qual estão inscritos. Por isso, um piloto pode ganhar dois títulos na temporada, sendo um na categoria e outro na Geral.

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.

West Coast - 306x100

esportes,21 Nov