08/06/2013 - 07h34

Trabalho diferenciado: a FF Motorcycles realiza customização de motocicletas

Em entrevista concedida ao nosso portal, Caju falou sobre o trabalho da oficina.

Zuun,motorcycles

O que a moto significa para você? Para uma exigente tribo de motociclistas, a moto representa a identidade e o estilo de vida de seu dono. Foi conhecendo pessoas, histórias easy riders e seus mundos que a FF Motorcycles foi criada. Uma empresa que prioriza cada projeto como único, customizando a partir da emoção e razão de cada cliente.

A equipe Zuun foi conhecer de perto o ambiente de trabalho da FF, empresa situada em um bairro tranquilo de São Paulo e saber como é o princípio de tudo e quanto tempo leva para customizar e entregar um projeto. Lá conhecemos“CAJU”, uma figura pra lá de tranquila, que mais parece um psicólogo quando o assunto é “personalizar motos”. Artista e sócio-proprietário do espaço, ele nos conta todos os detalhes de como funciona um trabalho que reúne técnica apurada com a sensibilidade de um artesão.

Caju fala com alegria sobre seu trabalho. Foto: Divulgação Zuun,Motorcycles

Zuun: De onde surgiu a vontade de transformar motos?

Caju: Com formação em educação física, dei aula durante dez anos de minha vida, mas como minha paixão por motos era maior que minha vontade de ser professor, resolvi de fato unir trabalho e prazer. Tudo começou mesmo aos 12 anos de idade, quando ganhei minha primeira motocicleta e a mesma passou a ser minha cobaia, fazendo pequenas, mas significativas mudanças, tentando deixar a mais diferente de todas as motos. Hoje, após 11 anos de FF, me tornei um profissional no ramo, mas buscamos diariamente expressar nos projetos que passam por nós, o que realmente o cliente deseja em seu projeto, mas com uma pitada de FF.

Zuun: Lembra-se de sua primeira customização como profissional?

Caju: Foi história muito louca. Primeiro que era uma moto muito antiga e que já estava totalmente desmontada. Fizemos o projeto, montamos e aí que veio a surpresa. Passaram-se vários meses da conclusão e não conseguíamos mais contato com o cliente para entregá-lo. A moto acabou ficando como exposição de meu primeiro trabalho. Passados alguns anos, encontrei o irmão de nosso cliente, nos informando que ele havia falecido. Depois de descobrir o acontecido e chocados com a notícia, repaginamos a moto entregamos para o irmão. Não tenho ideia do fim que levou a minha primeira moto customizada.

Zuun: Como funciona o processo de customização e quanto custa um projeto?

Caju: Montar um projeto requer tempo e paciência. Geralmente o cliente vem com a ideia principal e a partir daí, analisamos o grau de mudança, pois nosso maior cuidado é deixar a moto 100% confortável no quesito pilotar. Já vimos projetos lindíssimos que não tinham condições nenhuma de pilotar. Quanto ao custo, depende sempre do projeto. Podemos customizar uma moto a partir de mil reais e mudar radicalmente o visual da motocicleta como podemos fazer um projeto com a cara e o bolso de cada cliente. São inúmeras as possibilidades de se customizar hoje em dia.

A customização é realizada a partir do gosto do cliente. Foto: Divulgação Zuun,Motorcycles

Zuun: Qual o tempo médio de uma customização?

Caju: Quando temos um projeto em que a arte e a montagem não são de grande complexidade, entregamos o projeto entre um e dois meses. Mas teve projeto que já levamos seis meses, entre importações de acessórios, produção de peças com manufaturas especiais e mudanças usuais no decorrer do projeto.

Zuun: Quantos projetos a FF consegue fazer simultaneamente?

Caju: Em média, trabalhamos em cima de oito projetos simultâneos. É um número administrável, pois queremos estar dentro de cada projeto, e não deixar o cliente na fila de espera, pois moto foi feita para rodar e não ficar em oficinas.

Diversos projetos são realizados simultaneamente. Foto: Divulgação Zuun,Motorcycles

Zuun: Já passou pela FF um grande desafio a ponto de recusar a customização?

Caju: Cada moto e cada projeto que chega a nossas mãos é um grande e novo desafio. E é por isso que nunca recusei, pois acredito que tudo é possível. O que acontece às vezes é que você tem que dar um “direcionamento” ao cliente, dizendo o que pode melhorar dentro de cada projeto, porque imaginar e realizar estão em uma linha muito tênue e instruímos os clientes da melhor forma possível.

Zuun: Tens ideia de quantas motos estão rodando por aí com a assinatura FF Motorcycles?

Caju: Como fazemos na oficina todos os tipos de customização desde os pequenos projetos aos mais complexos, acredito que passe de trezentas as customizações ao longo destes 11 anos e temos orgulho de assinar cada projeto porque sentimos que o cliente sai de nossa oficina feliz e realizado.

Zuun: O que sente quando completa mais uma customização?

Caju: É um sentimento especial de dever cumprido. Faço cada projeto como se ele fosse especialmente para mim mesmo. Coloco todas as minhas energias positivas para que a moto fique realmente como esboçamos no papel, e ver a reação de cada cliente quando entregamos a motocicleta, isto realmente não tem preço.

A oficina FF Motorcycles é um misto de trabalho e diversão. Foto: Divulgação Zuun,motorcycles

Zuun: Como funcionam os workshops que a FF realiza?

Caju: O fato de ministrar workshops não tem a ver com o “ensinar” e sim, dar dicas do que é o certo ou o errado na customização. O aluno aprende alguns macetes para customizar sua moto, aplicar uma nova roupagem ou trocar alguns acessórios sem ter que pagar por tal serviço. Já ministrei em várias cidades e pretendemos continuar pelo Brasil a fora.

Zuun: Quais são os planos pessoais e profissionais da FF Motorcycles e o que os clientes podem esperar da empresa?

Caju: Nossas pretensões estão em estar sempre na vanguarda, buscando inspirações no que roda pelo mundo, seja em viagens a lazer ou negócio, trazer ideias que possam ser bem aplicadas na customização de motos aqui no Brasil. É um mercado em franco crescimento e queremos continuar cada vez mais afinados com o mundo moto. Em relação à vida pessoal, estou feliz, porque consegui unir o “útil ao agradável”, pois amo customizar motos.

Caju. Foto: Divulgação Zuun,Motorcycles

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.