15/08/2016 - 11h20 - Atualizado em 15/08/2016 - 11h23

Como cuidar dos pneus de sua moto - O Manual da Moto

Existem alguns elementos fundamentais para que sua motocicleta esteja sempre em condições de uso

Zuun,motorcycles

Deseja manter sua moto sempre bem cuidada, funcional e segura, pronta para pegar a cidade ou a estrada? Aprenda como cuidar dos pneus da sua moto com nosso manual!

Todo motociclista de verdade sabe que os pneus, os “calçados” das motocicletas, são uma parte fundamental de seu funcionamento e também da importância que pneus bem cuidados e de qualidade tem para a funcionalidade e a segurança de uma moto, mas muitos ainda tem dúvidas sobre como cuidar dos pneus da moto da maneira correta.

Visando garantir a sua segurança e também facilitar a vida dos motociclistas que acompanham nosso site, listamos algumas dicas importantes e fundamentais para que você cuide dos pneus da sua moto, realizando a manutenção correta e também fazendo a substituição no momento adequado.

Como cuidar dos pneus da moto – Dicas e sugestões

Existem alguns elementos fundamentais para que sua motocicleta esteja sempre em condições de uso e também que você possua segurança e praticidade no momento de pilotar, sendo que a manutenção correta dos pneus é um dos elementos mais importantes para sua conservação e também para sua segurança.

Nesse artigo vamos falar das seguintes dicas e sugestões sobre o pneu da sua moto:

  • Escolha correta dos pneus
  • Calibragem dos pneus
  • Substituição dos pneus
  • Cuidados ao estacionar

Escolha correta dos pneus

É muito importante que você saiba como escolher corretamente os pneus da sua moto, já que, assim como os calçados, optar pelo tipo de construção ou por medidas diferentes das recomendas para sua motocicleta pode ser um grande problema, sendo que cada tipo de moto utiliza pneus de tamanhos, formatos e tipos distintos.

Utilizar o tipo de pneu adequado, seja ele radial ou convencional, é importante para garantir a dirigibilidade, a segurança e a estabilidade de sua moto, já que cada moto tem um tipo recomendado, sendo interessante buscar essa informação junto ao manual do fabricante.

Também é importante que você utilize os pneus de medidas adequadas para sua motocicleta, sendo essa uma das dicas mais importante para sua moto, já que medidas maiores ou diferentes das recomendadas  pela fabricante da moto podem alterar a dirigibilidade, modificar seu comportamento e mesmo comprometer sua segurança.

É até certo ponto comum ver motociclistas querendo alterar as medidas dos pneus de suas motos, geralmente por uma questão estética, mas vale lembrar que se essa é a sua vontade primeiro você deve consultar um especialista.

Calibragem correta dos pneus

Um dos fatores essenciais para manter os pneus da sua moto sempre em dia é estar atento à calibragem correta dos mesmos. Manter o pneu devidamente calibrado é fundamental para que sua motocicleta possua aderência e também para que você tenha segurança ao pilotar.

Vale lembrar também que, ao carregar alguém em sua garupa, é fundamental aumentar a pressão utilizada no pneu traseiro (assim como no caso de maleiro para cargas pesadas).

Geralmente as especificações de calibragem vem em um adesivo colado próximo a suspensão traseira, mas caso tenha dúvidas você deve consultar seu manual.

É importante que você siga as instruções de calibragem dos pneus fornecida pela fabricante da motocicleta ou pelo fabricante dos pneus, onde estará determinada a calibragem, a pressão e também as recomendações de manutenção.

Escolhendo onde estacionar

Apesar de parecer uma dica bastante óbvia, saber escolher onde você irá estacionar também é um fator importante para cuidar dos pneus da sua motocicleta, já que muitas vezes lugares com solos excessivamente danosos, como cascalhos muito grossos, pedras com pontas cortantes ou mesmo produtos químicos podem reduzir a vida útil dos pneus.

É recomendado evitar estacionar sua moto em solos que possam causar danos aos pneus, como ambientes que possuam solvente ou óleos, tanto naturais quanto artificiais, já que esses elementos desgastam o pneu e podem reduzir sua vida útil.

Substituição dos pneus

Outra questão importante para cuidar dos pneus da moto é saber o tempo certo para realizar a sua substituição, já que pneus gastos ou mais frágeis, além de terem menos aderência ao solo, estão mais propensos a danos.

Por apresentarem desgaste no material, os pneus usados ou desgastados estão mais propensos a sofrerem furos ou rasgos, além de terem menos capacidade de absorver impactos, o que pode comprometer sua segurança e também culminar em danos para os aros ou mesmo na suspensão da motocicleta.

É interessante seguir a recomendação de quilometragem do fabricante dos pneus para a troca, mas também estar atento para desgastes antes do tempo, principalmente se forem irregulares, já que isso pode apontar desalinho ou entortamento dos aros da motocicleta.

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.

West Coast - 306x100

notícias,21 Ago