04/05/2017 - 11h37 - Atualizado em 04/05/2017 - 11h39

Licenciamento 2017 passa a ser exigido em maio. Você já licenciou?

Já licenciou sua motocicleta? O licenciamento de 2017 começou a ser exigido no dia 1º de maio para as placas de final 1. Confira o que fazer!

Zuun,motorcycles

Atenção proprietários de veículos de passageiros, reboque e semirreboque com placas de final 1: o prazo para realizar o licenciamento dos veículos com placa de final 1 acabou no dia 28 de abril (última semana) e passará a ser exigido a partir de hoje (2) em quase todo o território nacional.

Além de ser exigido em blitzes de fiscalização, que deverão ser intensificadas com o início da cobrança da documentação, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para o período 2017 também é necessário para diversas requisições administrativas.

Como realizar o Licenciamento 2017
Um dos documentos obrigatórios para poder transitar nas vias brasileiras, o licenciamento é exigido para questões como transferência de veículo, mudança de proprietário, documentação, dentre outros serviços.

Para realizar o Licenciamento 2017, é necessário ter recolhido o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e também o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Além disso, é necessário que eventuais multas em aberto ou restrições administrativas ou judiciais (falta de transferência, registro de furto ou roubo ou apreensão) estejam devidamente resolvidos, caso contrário não é possível licenciar o veículo.

Quanto custa para licenciar minha moto?
No Estado de São Paulo, é exigida uma taxa de licenciamento no valor de R$ 85,24, sendo que esse valor varia de Estado para Estado. No Estado de São Paulo, o pagamento pode ser realizado a partir de abril e pode ser feito até o último dia útil do mês de referência para o final da placa do veículo.

É possível realizar o pagamento da taxa de licenciamento pela internet, em caixas eletrônicos ou em agências bancárias credenciadas. Para realizar o pagamento é necessário estar com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), para que sejam verificadas possíveis pendências do veículo.

Após o pagamento, o documento pode ser retirado nos postos do Poupatempo, Ciretran ou Detran da cidade ou recebido pelos Correios, com cobrança de taxa de R$ 11. Vale destacar que o veículo só poderá rodar com o veículo em posse do CRLV de referência 2017.

Limite para licenciamento 2017
Confira a tabela de datas de licenciamento em 2017, de acordo com o final da placa do veículo. Os dados abaixo são válidos para o Estado de São Paulo.
• Final de placa 1 – até abril;
• Final de placa 2 – até maio;
• Final de placa 3 – até junho;
• Final de placa 4 – até julho;
• Final de placa 5 e 6 – até agosto;
• Final de placa 7 – até setembro;
• Final de placa 8 – até outubro;
• Final de placa 9 – até novembro;
• Final de placa 0 – até dezembro.

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.