01/06/2017 - 13h20 - Atualizado em 01/06/2017 - 13h20

O que são freios combinados para motos?

Utilizado em motocicletas de menor porte como substituto aos freios ABS, o sistema de freios combinados é uma opção para ajudar na segurança

Zuun,motorcycles

Prestes a se tornar obrigatório em motocicletas no país até o ano de 2019, os sistemas de auxílio à frenagem vem ganhando espaço nas motos produzidas por aqui, sendo que as motocicletas com mais de 300cc serão obrigadas a ter o sistema ABS ao saírem da linha de produção.

Já para as motocicletas abaixo de 300cc, será permitido o uso do sistema de freios combinados, que é uma opção mais barata ao sistema ABS, e sendo que uma das opções deverá ser adotada nas motocicletas do país segundo a regulamentação.

Explicamos agora como funciona o sistema de freios combinados e também quais as diferenças entre ele e o sistema de freios ABS. Confira no Manual da Moto Motorede!

O que são freios combinados para motos?

Desenvolvido para motocicletas menores e sendo uma alternativa mais barata ao já conhecido ABS, o sistema de freios combinados (como o sistema batizado de UBS na Factor 2018) é uma solução de segurança que pode ser utilizada em motocicletas de até 300cc.

Nesse sistema a melhoria de frenagem se deve à ação simultânea dos freios durante a frenagem, sendo que ao usar o pedal, que ativa apenas o freio traseiro, parte da força de frenagem é direcionada sistematicamente ao freio dianteiro, combinando e equilibrando assim a força da frenagem.

O sistema de freios CBS, equipado na CG 150 Titan desde 2015, faz com que, ao piloto pisar no pedal de freio traseiro, o freio dianteiro receba automaticamente 25% de sua capacidade total de desaceleração. Os 75% restantes só se aplicarão à roda dianteira caso o piloto acione o manete de freio dianteiro. Isso garante uma boa eficiência no momento da frenagem e ajuda os novos pilotos que desconhecem a maneira correta de desacelerar a motocicleta.

Os freios combinados agem de forma diferente do sistema ABS, que usa de uma tecnologia eletrônica mais avançada, onde o ABS atua impedindo que o motociclista aplique pressão excessiva no comando de freios evitando o travamento total das rodas, o que poderia levar a arrasto dos pneus e perda de controle da motocicleta.

Porque os freios combinados são importantes?

Por conta de um velho “vício” de pilotagem brasileiro, parte decorrente da estrutura deficitária das auto-escolas brasileiras, o motociclista novato é ensinado apenas a frear utilizando o freio traseiro, o que pode fazer com que ele passe a acreditar que o “responsável” pela frenagem total da moto é o freio traseiro.

No entanto, o uso combinado dos freios traseiro e dianteiro são a melhor opção em casos de necessidade de frenagem emergencial, evitando tanto o travamento das rodas por excesso de pressão, quanto freadas mais bruscas e perda de controle da moto.

Por ser utilizado especialmente nas motocicletas de menor porte, que em geral são as mais utilizadas pelos motociclistas iniciantes e as mais vendidas do mercado, o sistema de freios combinados tem potencial para se tornar um importante item de segurança, ajudando a diminuir os acidentes de trânsito causados por frenagem incorreta.

Comentários,

Comentar matéria

Não houve comentários sobre este assunto.